WhatsApp testa senha para proteger nomes de usuário de mensagens indevidas • Aplicativos e Software • Tecnoblog
O WhatsApp pode implantar senhas numéricas com os nomes de usuário. Uma análise do código da versão beta do app para iOS revelou que a empresa trabalha no desenvolvimento desta ferramenta.
Por enquanto, o recurso não foi lançado nem mesmo nas versões beta dos aplicativos. O suporte a nomes de usuário vem aparecendo nas versões de teste do WhatsApp há mais de um ano, mas ainda não há previsão para o mensageiro adotar este sistema.
Os nomes de usuário dariam mais privacidade aos usuários. Assim, não seria necessário passar seu número de telefone para outras pessoas entrarem em contato.
A senha numérica, do tipo PIN, forneceria uma proteção extra: mesmo que alguém descubra seu nome de usuário, só conseguiria enviar uma mensagem caso tivesse a combinação secreta.
E caso a senha seja descoberta, seria possível mudá-la a qualquer momento, recuperando a proteção, sem precisar trocar o nome de usuário. Também é possível não ativar a opção, caso não considere necessária.
WhatsApp quer aprimorar privacidade
Enquanto os nomes de usuário não ganham nem mesmo uma previsão de lançamento, o WhatsApp trabalha em outros recursos de privacidade e segurança.
Um deles é disponibilizar o checkup de várias configurações deste tipo a qualquer momento, dando acesso fácil a opções que envolvem foto de perfil, grupos e proteção a conversas, entre outras.
Além disso, o mensageiro vai exibir informações de contexto quando o usuário for adicionado a um grupo por alguém que não está em sua lista de contatos. A ideia é alertar para o risco de golpes e fraudes.
O bloqueio de prints de fotos de perfil e a proteção a conversas específicas no WhatsApp Web também devem ser lançados nos próximos meses.
Com informações: WABetaInfo