O que é eSIM? Saiba como funciona a tecnologia de chip virtual para celulares e acessórios • Celular • Tecnoblog
eSIM é uma versão virtual do tradicional cartão SIM físico. Para utilizá-lo, você precisa requisitar à sua operadora de preferência a ativação do eSIM, habilitar o recurso nas configurações do celular, realizar a leitura do QR Code fornecido pela empresa de telefonia e confirmar a ativação.
É importante ter em mente que, para utilizar o eSim, é necessário que o celular tenha suporte à tecnologia. Não basta a operadora oferecer o serviço de ativação do eSim.
Aqui você confere todos os detalhes sobre o funcionamento do eSIM, além de suas vantagens e desvantagens para o usuário.
O que é um eSIM?
A sigla eSim significa embedded SIM (Subscriber Identity Module) que, traduzindo para o português, fica “módulo de identidade do assinante incorporado”.
Ao contrário do SIM card físico, que é removível, o eSIM está permanentemente ligado ao hardware do smartphone. Porém, ambos funcionam da mesma forma, utilizando a arquitetura padrão eUICC, publicada pela GSM Association (GSMA).
O propósito do eSim é ter uma versão virtual de um cartão SIM, não necessitando que o usuário troque fisicamente de chip ao adicionar ou remover operadoras e permitindo também a adição de mais números (perfis). Como o eSim é programável, ele pode ser configurado remotamente pela operadora escolhida pelo usuário.
Como o eSIM funciona?
O uso do eSIM é habilitado no app “Configurações/Ajustes” do celular, mas é preciso requisitar à operadora a utilização dessa modalidade. Quando o pedido for feito, a empresa de telefonia irá enviar um QR Code para que seja feito a leitura através da câmera do smartphone. Após isso, basta você confirmar a adição/conexão do eSIM.
Além do QR Code, outra forma de configurar o eSIM é digitar o código incorporado ao QR code manualmente nas configurações do celular ou usar o aplicativo da operadora escolhida pelo usuário.
Uma das vantagens do eSIM é a facilidade em adicionar novos números de celular. Isso é possível pois o “chip digital” permite a instalação remota da versão virtual do cartão SIM.
Quais são as vantagens do eSIM?
Uma das vantagens do eSim é a facilidade de adicioná-lo virtualmente. Além dela, temos também os seguintes benefícios:
- Removivel digitalmente: não sendo necessário remover fisicamente a “clássica” bandeja de inserção de cartões SIM e/ou cartão microSD do celular.
- Segurança: caso você tenha seu celular perdido ou roubado, outra pessoa não conseguirá remover o chip para inibir o localizador.
- Flexibilidade: possibilitando a adição de mais de um número de operadoras diferentes, podendo selecionar no celular qual das linhas você quer utilizar no momento, inclusive em viagens internacionais.
Quais são as desvantagens do chip virtual?
O eSIM também pode trazer desvantagens. O chip virtual infelizmente pode ter momentos em que irá atrapalhar o usuário. São eles:
- Transferência entre celulares: nem sempre o novo celular irá ter compatibilidade com o padrão eSIM.
- Necessidade de conexão com a internet: caso não haja uma boa conexão com a internet, o cadastro do eSIM pode falhar.
- Vulnerabilidade a malwares: mesmo que o eSIM seja mais seguro do que um cartão SIM físico, ele pode sofrer com ataques de malware e phishing.
Consigo converter um chip físico em eSIM?
Sim. Porém, a conversão do chip físico para eSIM depende das políticas da operadora para a realização do processo.
Um eSIM pode voltar a ser um chip físico?
Sim. Para isso, você deverá solicitar a mudança para a operadora, sendo que cada pode ter um procedimento diferente.
Sim. Acesse o app Configurações no celular Android ou o aplicativo Ajustes no iPhone e digite na barra de pesquisa eSim. Se tiver um celular da Apple, acesse a nossa lista de modelos de iPhone compatíveis com eSIM.