Mudanças começam a chegar ao Telegram após a prisão de Pavel Durov
O Telegram anunciou uma série de mudanças em sua política de moderação, que chegam após a detenção de seu CEO, Pavel Durov, na França.
A empresa decidiu implementar uma abordagem mais rigorosa para a moderação de conteúdo, especialmente em chats privados, com o objetivo de serem mais rigorosos com as conversas consideradas mais sensíveis dentro da plataforma.
Tudo isso é feito para tentar melhorar a reputação da plataforma e responder a críticas sobre a presença de conteúdo ilegal no aplicativo
O que mudou nas regras do Telegram?
Uma das alterações que mais chama a atenção nesse momento é a remoção da função “Pessoas Perto”, que permitia aos usuários encontrar e se conectar com pessoas próximas sem compartilhar seu número de telefone.
O recurso era utilizado por menos de 0,1% dos usuáriosmas foi considerado problemático por conta do seu uso por bots e estelionatários.
No lugar do recurso eliminado, o Telegram planeja lançar a função “Negócios Próximos”, que permitirá que empresas legítimas e verificadas mostrem seus produtos e aceitem pagamentos diretamente na plataforma.
A ferramenta de blogs integrada, Telegraph, também sofrerá mudanças. A partir de agora, não será mais possível adicionar novos meios, como imagens ou vídeos, a publicações.
A decisão foi tomada para combater o uso indevido da plataforma por anônimos, que a utilizavam para atividades maliciosas, como ataques de phishing.
Com a nova atualização, os usuários agora têm a capacidade de marcar conteúdo ilegal em chats privados para revisão, aumentando dessa forma a transparência e a responsabilidade individual e da própria plataforma.
Na prática, os usuários agora podem participar ativamente na moderação dos conteúdos compartilhados no Telegram, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro.
Pavel Durov informa em comunicado que as mudanças são uma resposta às críticas sobre a falta de controle da plataforma sobre conteúdos ilegais e que a empresa está comprometida em melhorar sua moderação.
Ele enfatizou que, apesar das dificuldades enfrentadas, a intenção é transformar a moderação em um aspecto positivo da experiência do usuário no Telegram.
Um recado claro
O governo francês está empenhado em adotar medidas mais rígidas contra as plataformas digitais que não seguirem as diretrizes de segurança institucionais.
E pretende encaminhar essa visão para a análise da União Europeia, que já flerta com a possibilidade de banir redes sociais que permitem tais práticas questionáveis.
E para alguns CEOs de determinadas redes sociais, o recado é claro: ou as políticas de uso das plataformas mudam, ou as consequências serão pesadas.