adrenalina

Intel encontra causas dos erros de instabilidade em CPUs de 13ª e 14ª Geração

Imagem Clicável Assistir Vídeo


Créditos: Divulgação

A Intel divulgou um diagnóstico mais preciso sobre os erros de instabilidade que foram encontrados em CPUs de 13ª e 14ª Geração, revelando o que poderia causar os problemas e garantindo que uma solução já está sendo desenvolvida.

Ainda que tenham revelado a instabilidade “Vmin Shift” – que elevava os níveis de tensão dos processadores Intel Core além dos limites de segurança – agora eles informa as quatro situações específicas nas quais os erros ocorriam e gerou tanta dor de cabeça.

Lago Raptor IntelLago Raptor Intel
Divulgação/Intel

De acordo com a Intel, estas circunstâncias aconteciam devido a um circuito de árvore de clock de seu núcleo de inteligência artificial – propenso a falhas quando está sob alta tensão e temperatura, fazendo mudanças no ciclo operacional do clock e levando os CPUs de 13ª e 14ª Geração à instabilidade. As condições são as seguintes:

  • As configurações de energia da placa-mãe excedem as recomendações da Intel, causando o Vmin Shift. A Intel recomenda aos usuários que sigam as configurações padrão para evitar este problema;
  • O microcódigo eTVB permite que certos processadores Intel Core i9 de 13ª e 14ª Geração mantenham um alto desempenho, mesmo sob elevadas temperaturas, o que foi corrigido com o microcódigo 0x125 na atualização disponibilizada em junho de 2024;
Divulgação/Intel
  • O microcódigo SVID em determinadas circunstâncias exige tensão maior por um período prolongado, aumentando o risco de instabilidade. A Intel resolveu isto com o microcódigo 0x129, distribuído em agosto de 2024;
  • Tanto o microcódigo quanto a BIOS exigiam uma elevada tensão durante repouso ou atividades leves, que será corrigido pela atualização de microcódigo 0x12B – que combinará as correções anteriores

Veja também:

A Intel afirma que realizou testes internos com o microcódigo 0x12B e não foram notados impactos no desempenho em gaming. De acordo com a fabricante, benchmarks e as testagens em jogos como Cyberpunk 2077 e Shadow of the Tomb Raider trouxeram resultados com variações “normais” quando comparados à atualização 0x125.

De acordo com a fabricante, eles estão trabalhando em conjunto com as suas parceiras comerciais que produzem placas-mãe para garantir que o microcódigo 0x12B logo será distribuído via atualização de BIOS. Porém, ainda não há uma data para isto ocorrer, apesar deles trabalharem em uma rápida validação e implementação.

Fonte: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do AdrenalineParticipe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *