Instagram melhora seu sistema de mensagens diretas
Acredite, se quiser: as mensagens diretas (DMs) do Instagram são muito mais utilizadas do que se imagina, principalmente entre os usuários mais jovens.
Nessa corrida de gato e rato contra os mais velhos, os jovens correm para as plataformas que são menos suspeitas ou que os adultos ainda não utilizaram os recursos em larga escala.
Foi o caso das DMs. A Geração Z usa o recurso, que antes era um complemento do Instagram, como a principal via de comunicação dentro do serviço.
Logo, nada mais lógico que o Instagram adicione novos recursos para melhorar a experiência nas DMs.
Os novos recursos das DMs do Instagram
Como as DMs do Instagram são hoje concorrentes diretas do WhatsApp e outros mensageiros instantâneos dedicados, o Instagram decidiu adicionar novas funcionalidades ao recurso.
De acordo com o Adam Mosseri (em matéria do The Verge), o Instagram está trabalhando no recurso de edição de fotos e imagens em DMs com desenhos simples ou adicionando stickers antes do envio e de forma similar ao que já existe nos Stories.
Dessa forma, os usuários terão uma experiência de customização das fotos dentro das mensagens diretas, expandindo as possibilidades no compartilhamento de imagens nas conversas privadas.
Além disso, os usuários também poderão criar stickers personalizados (algo que já existe em outros serviços do Meta, como o Facebook Messenger e o WhatsApp) a partir de suas próprias imagens e fotos.
E o Instagram também melhorou as opções de personalização de conversas por meio das mensagens diretas, adicionando novos temas que modificam vários elementos da interface de uso.
Ah, sim… claro… neste momento, também está disponível para os usuários do Instagram um novo tema que promove o novo álbum da cantora pop Sabrina Carpenter.
Mas creio que a informação do parágrafo anterior só será de interesse de uma parcela das pessoas que acompanham os conteúdos deste artigo.
Quando tudo isso vai chegar ao Instagram?
Excelente pergunta.
Mosseri não fala quando que os novos recursos para as DMs do Instagram vão desembarcar no aplicativo, mas sabemos que tudo está em desenvolvimento para um lançamento iminente.
E é isso o que o Meta tem que fazer com a sua rede social de imagens: investir nas partes do aplicativo que são mais utilizados pelos mais jovens.
Afinal de contas, é a Geração Z que mantém o Instagram de pé, com um número enorme de usuários ativos, gerando receitas robustas de publicidade para o Meta.