Tudo Celular

CPUs Intel Xeon de 6ª geração terão desempenho até 90% superior aplicações de IA

Imagem Clicável Assistir Vídeo


A Intel está se preparando para apresentar as suas novas CPUs Xeon de 6ª geração para servidores em setembro. Hoje, ela publicou uma prévia dos resultados dos testes do MLPerf indicando que os novos processadores terão desempenho até 90% superior em aplicações de inteligência artificial.

Os resultados mostram que as CPUs Intel Xeon 6, conhecidas como Granite Rapids AP conseguem ser até 1,9x mais poderosas que as Emerald Rapids da 5ª geração ou até 17 vezes maior em comparação com as CPUs da terceira geração Cascade Lake, um progresso fantástico em 4 anos.

Pallavi Mahajan, vice-presidente corporativo da Intel, comentou os resultados dizendo:

Os resultados mais recentes do MLPerf mostram como o investimento e os recursos contínuos são essenciais para melhorar o desempenho da IA. Nos últimos quatro anos, elevamos o nível de desempenho de IA em processadores Xeon em até 17 vezes com base no MLPerf. À medida que nos aproximamos do lançamento geral ainda este ano, esperamos aumentar a disponibilidade do Xeon 6 com nossos clientes e parceiros

Além disso, os novos chipsets serão até 18% mais poderosos em demais tarefas sem elevar o consumo de energia.

A maior pontuação foi atingida pelo modelo Xeon 6980P, que deve ser o modelo mais poderoso da nova geração, superando todos os modelos da marca nos testes ResNet50, RetinaNet, 3DUNet, BERT, DLRM v2 e GPT-J.

O Intel Xeon 6980P consegue bater estes marcos graças aos 128 núcleos com 256 threads que variam de 2,0 a 3,2 GHz, 504 MB de cache L3 e TDP de 500W.

O foco da Intel em inteligência artificial não é atoa, pois Cisco, Dell Technologies, HPE, Quanta e Supermicro usam estes processadores em seus computadores e servidores, então a Intel precisa garantir a melhor oferta e desempenho para uso corporativo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *