Celular Xiaomi sem botões, POCO F7 certificado e design do realme GT 7 Pro | Plantão TC
Chegou a hora de ficar bem informado sobre tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias em mais uma edição do Plantão TC, o nosso “jornal” semanal onde separamos as melhores notícias da semana para que você fique por dentro de tudo em um só lugar.
Nesta semana, vamos destacar os supostos planos da Xiaomi para lançar um smartphone sem botões físicos, o POCO F7 com primeiros detalhes revelados e o realme GT 7 Pro com novo design no módulo de câmeras.
Além disso, tem também o modo desktop do Android 15 se tornando realidade e a Alexa Plus podendo ser lançada com Inteligência Artificial, mas com o pagamento de assinatura.
Modo desktop: Android 15 ganha menu nativo para ativar função em tablets e telas externas
Nesta semana, um desenvolvedor revelou que o último beta do Android 15 adicionou uma página nas configurações que permite ativar facilmente o modo desktop nativo.
Ele já estava disponível no código do sistema operacional, mas ainda não tinha sido ativado oficialmente.
Agora, com essa mudança, qualquer usuário do sistema operacional poderá usar esse modo desktop, algo que já é realidade em smartphones da Samsung e Motorola.
Por enquanto, o recurso ainda não funciona 100%, mas ele deve ser útil para quando o usuário conectar seu smartphone em uma tela externa ou até mesmo para tablets que saem da caixa com Android próximo do puro.
Assim, os aplicativos serão abertos em modo janela, enquanto a barra de tarefas deve ampliar a produtividade. No momento, a previsão é de que o Google libere o Android 15 para a linha Pixel em outubro deste ano, inaugurando a temporada de atualizações para outras fabricantes.
Alexa Plus: Amazon pode cobrar assinatura por nova assistente alimentada por IA
A Amazon deve lançar em outubro uma nova versão da sua assistente pessoal Alexa e a empresa deve cobrar uma assinatura mensal pelo serviço.
Isso porque a “Alexa Plus” deve oferecer uma série de interações baseadas em Inteligência Artificial, tornando a nova assistente muito mais proativa e “natural”.
Assim, a Alexa será capaz de reconhecer a voz de cada indivíduo, fazer buscas avançadas, responder perguntas complexas, “conversar” com o usuário em tom natural e fornecer o recurso “Smart Briefing”, que são os resumos diários feitos pela IA.
Além de entregar uma experiência muito mais aprimorada, a Alexa Plus ainda poderá interagir com os usuários sem perder o contexto da conversa, algo que o ChatGPT baseado em voz já é capaz de fazer.
Fontes também dizem que a Amazon pode até mesmo lançar uma versão web da Alexa, mas a empresa ainda não comentou o assunto.
O preço desse novo serviço deve ficar na faixa entre R$ 28 e R$ 55.
Realme GT 7 Pro pode trazer novo design, carregamento de 100W, câmera periscópio e mais
O realme GT 7 Pro está cada vez mais próximo do seu lançamento oficial e, nesta semana, um vazamento trouxe o possível design final do aparelho topo de linha da empresa chinesa.
Com isso, a empresa deve fazer uma mudança estética que elimina o módulo de câmeras circular, fazendo o celular ganhar um bloco de câmeras quadrado com três sensores e um flash LED integrado.
Ainda segundo os rumores, o realme GT 7 Pro virá com tela LTPO OLED curva de 6,78 polegas, com resolução 1,5K e leitor de impressões digitais ultrassônico.
Além disso, ele deve ter plataforma Snapdragon 8 Gen 4, câmera principal de 50 MP, sensor periscópio com zoom óptico de até 3x e bateria de 6.000 mAh com carregamento rápido de até 100W.
Conforme o Digital Chat Station, esse smartphone chega ao mercado entre outubro e novembro deste ano.
Apple marca evento de lançamento da linha iPhone 16
A Apple deve lançar a linha iPhone 16 no dia 9 de setembro. A informação foi confirmada nesta semana após muitos rumores por parte de alguns analistas de mercado.
Além de apresentar a linha iPhone 16 com quatro smartphones, a Apple também usará o seu evento para anunciar o Apple Watch Series 10 e os novos fones sem fio AirPods 4.
A empresa ainda deve dedicar parte da conferência para falar sobre seus sistemas operacionais iOS 18 e macOS Sequoia, uma vez que eles agora contam com recursos de Inteligência Artificial.
Segundo Mark Gurman, muito provavelmente as vendas oficiais dos produtos anunciados no evento devem começar em 20 de setembro nos Estados Unidos, Europa, China e até mesmo América Latina.
Galaxy S24 FE pode ter mais RAM que modelo principal da linha, chip Exynos 2400e e mais
Segundo novos rumores divulgados nesta semana, o Samsung Galaxy S24 FE pode ter mais RAM que a linha principal da fabricante sul-coreana.
Conforme um vazador, o aparelho pode sair da caixa com 12 GB de RAM para executar com mais folga os recursos de Inteligência Artificial. Além disso, esse incremento de RAM deve compensar o chipset Exynos 2400e, que é um pouco mais fraco.
Isso também abre a possibilidade da linha Galaxy S25 ser lançada com 12 GB de RAM por padrão ano que vem.
Em especificações, é preciso lembrar que esse aparelho pode ter tela Super AMOLED de 6,7 polegadas. Esse painel terá resolução FHD+ e suporte para taxa de atualização de 120 Hz.
No conjunto traseiro de câmeras, o smartphone deve entregar sensor principal de 50 MP, ultrawide de 12 MP e telefoto de 8 MP (zoom 3x), enquanto o frontal será de 10 MP.
Para finalizar a ficha técnica esperada, há bateria de 4.500 mAh, com suporte para carregamento de 25W, e Android 14 rodando sob a One UI 6.1.1.
Por ora, a Samsung não informa quando o Galaxy S24 FE será lançado.
POCO F7 recebe certificações e pode ser lançado antes do previsto
Nesta semana, o vindouro POCO F7 recebeu diversas certificações ao mesmo tempo e tudo indica que ele pode ser lançado um pouco mais cedo. Algumas fontes até apostam na apresentação no fim de dezembro.
Em termos de especificações, apesar de nada ter sido revelado ainda, pessoas que trabalham na Xiaomi indicam a presença de tela OLED de resolução 1,5K, taxa de 120 Hz, construção em metal e acabamento em vidro.
O chipset será um Qualcomm Snapdragon, devemos ter também bateria na faixa dos 5.500 mAh e Android 15 com HyperOS 2.0.
Por enquanto, a POCO segue em silêncio sobre o assunto.
Xiaomi pode lançar celular sem botões, com câmera sob a tela e Snapdragon 8 Plus Gen 4 em 2025
Segundo fontes, a Xiaomi está se preparando para lançar um smartphone sem nenhum botão físico em 2025. Na prática, ele deve usar sensores de pressão no lugar dos componentes físicos.
Esse aparelho ainda deve ter chipset Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 4, câmera frontal sob a tela e apenas uma porta USB-C como conector no seu corpo feito em metal.
Como a Xiaomi tem apostado em baterias de alta capacidade, não estranhe se esse aparelho chegar ao mercado com 6.000 mAh com carregamento rápido de até 100W.
Além disso, o sistema operacional deve ser o Android 15 com HyperOS 2.0 recheado de recursos de Inteligência Artificial, uma vez que a previsão é de que o smartphone seja apresentado no segundo semestre de 2025.
Por isso, a Xiaomi nem comenta o assunto. De toda forma, os rumores fazem parecer que esse aparelho pode ser muito parecido com o conceito que ficou conhecido como Mi Mix Alpha.